Wednesday, November 22, 2006


O projecto in-cubo nasce em 2006 no âmbito da empresa Dois Elementos, liderado pelos promotores João Uva e Nuno Pinho, ambos profissionalmente ligados ao sector das indústrias criativas.
Acreditamos que o talento e a criatividade, a par da inovação, são os grandes factores de criação de valor numa sociedade moderna e temos vontade de dar um contributo pessoal para o desenvolvimento destas competências no panorama nacional.
O conceito in-cubo é baseado numa loja de Singapura que promove a criação e desenvolvimento de micro-negócios na área criativa, permitindo aos autores concentrar-se na produção de bens originais.
A criação de espaços permanentes para a divulgação e venda de trabalhos complementa o sucesso de iniciativas como o Mercado Mundo Mix, que tem vindo a impulsionar os sector e a revelar inúmeros talentos nacionais.
O espaço in-cubo situa-se no Príncipe Real, na antiga Galeria de Março, fundada nos anos 50 por José-Augusto França como um espaço voltado para produções que não encontravam lugar nas galerias tradicionais, tendo sido um dos berços dos movimentos Abstracto e Surrealista em Portugal onde expuseram nomes como Fernando de Lemos, Júlio Pomar, Júlio Resende e Jorge Vieira.
O espaço foi depois rebaptizado como Galeria da Arcada, um antiquário de referência em Lisboa que nele funcionou durante os anos 80 e 90.
Em 2004 a Galeria é renovada pelo Arq. Alberto Caetano e ganha o nome de 56 Artes, passando a estar vocacionada para a Arte Popular e o papel desta nos tempos presentes, enquanto herdeira das crenças e tradições do povo.
O facto de haver uma linha histórica de ligação às artes e decorações, que mantemos, mas sobretudo uma atitude arrojada e irreverente, inspira-nos a fazer deste um espaço aberto à juventude e a visões diferentes e, esperamos, um berço de talento que venha a ganhar um papel de relevo no panorama da criatividade em Portugal.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home